Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Crédito cresce, mas BC vê tendência de desaceleração


O estoque total de crédito apresentou leve aceleração no mês de abril, quando comparado ao ritmo de março. Segundo dados do Banco Central (BC), o saldo total cresceu 1,29% em abril sobre o mês anterior, ritmo mais forte do que o observado em março, quando a expansão foi de 1,08%.
No ano, o crescimento do estoque de crédito até abril é de 4,1%, para R$ 1,776 trilhão, ritmo que, anualizado, corresponde a uma expansão de cerca de 13%. Nas linhas com recursos livres, o passo é exatamente o mesmo, de 4,1% nos primeiros quatro meses, quando comparados ao patamar observado no fechamento do ano passado.
A média diária de concessão cresceu 6,5% entre as empresas, resultado puxado pela recuperação das linhas de capital de giro (8,5%), e 7,1% entre as modalidades para as pessoas físicas.
Em abril, o maior crescimento veio dos bancos privados, que registraram avanço de 1,4%. Os públicos cresceram 1,3%. Essa tendência pode ser revertida ao longo do ano, já que as instituições estatais não se mostram dispostas a reduzir as concessões.
Um efeito colateral da desaceleração do crédito é o aumento da inadimplência. Os atrasos acima de 15 dias entre as pessoas físicas, pularam de 5,3%, no fim do ano passado, para 6,6% em abril.

Fonte: http://acessa.me/ep7a

Nenhum comentário:

Postar um comentário