Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coordenadora do Sine Uberlândia esclarece dúvidas dos associados da Aciub


A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) recebeu este mês a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade, Maria de Lourdes Rosa, que na ocasião apresentou as ações desenvolvidas pela instituição com o intuito de inserir os profissionais desempregados no mercado trabalho, dando assistência não somente a quem procura trabalho, mas também aos empregadores. “Para as empresas nós temos salas disponíveis e profissionais capacitados para auxiliar na seleção de profissionais. Se o empregador não tem a área de recursos humanos ou se ele quer aumentar seu banco de currículos peço que procurem o Sine, pois temos uma equipe pronta para auxiliar neste processo”, afirmou.
Segundo Maria de Lourdes, o Sine Uberlândia, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e a Secretaria de Estado de Trabalho, utiliza hoje o sistema “Mais Emprego”, onde é possível cruzar o cadastro dos trabalhadores com as vagas disponíveis, atendendo a nova proposta do Seguro Desemprego que é tentar inserir o trabalhador no mercado antes de pagar para que ele fique ocioso.
“Neste cadastro temos dados sobre a experiência do profissional e em que ele pretende trabalhar. Por meio deste sistema o trabalhador só pode recusar a vaga oferecida se ele comprovar que estuda ou faz algum tipo de tratamento médico no horário do trabalho ou se o salário for inferior ao que ele recebia no último emprego. Na terceira recusa do trabalhador sem justificativa o Seguro Desemprego é bloqueado”, explicou, lembrando que o cadastro no sistema é feito através da internet.
Segundo Maria de Lourdes, diariamente passam pelo Sine Uberlândia cerca de 250 trabalhadores, mas nem todos são encaminhados para as vagas oferecidas pelas empresas da cidade. “O grande problema é que muitos destes profissionais não oferecem mão de obra qualificada. Mas entra em cena nosso outro papel que é qualificar o profissional gratuitamente”, disse.
Ainda de acordo com Maria de Lourdes, todos os anos o Sine juntamente com as empresas da cidade faz um levantamento de qual são as maiores demandas de profissionais para solicitar cursos que qualifiquem os trabalhadores que vão atender a necessidade local. “Nós temos dois programas de qualificação, o Plantec e o Usina do Trabalho para oferecer os cursos”, disse.

Levantamento Fade
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (Fade), uma parceria da Prefeitura de Uberlândia, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) e Sebrae-MG, realizou no início do segundo semestre deste ano um levantamento para identificar a necessidade de motoristas carreteiros, entregadores e urbanos e consequentemente conseguir fornecer cursos de capacitação que consigam suprir a demanda levantada.
Esta pesquisa, realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrin) se fez necessário devido às dificuldades encontradas pelas empresas do setor de logística em Uberlândia para contratar profissionais na área de transportes.
Através deste levantamento a Fade concluiu que há a necessidade de aproximadamente 300 motoristas. “A Secretaria de Estado de Trabalho solicitou ao Ministério do Trabalho um aditivo e acreditamos que no mês de outubro os recursos serão liberados para que possamos realizar cursos para atender a demanda levantada pela Fade”, afirmou Maria de Lourdes Rosa, coordenadora do Sine.

Protocolo de intenções
Seguindo o exemplo, da Fade, que promoveu um levantamento da demanda de profissionais de um setor específico da cidade, a Aciub propôs ao Sine Uberlândia a assinatura de um protocolo de intenções, no intuito de ajudar a instituição a levantar a demanda dos empresários locais para que seja possível adquirir recursos para a realização de cursos profissionalizantes que atendam a demanda de mão de obra dos empreendedores da cidade. Mais informações sobre como solicitar o apoio do Sine Uberlândia na seleção de profissionais podem ser obtidas através do e-mail sine.uberlandia@trabalho.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário